Dicas para a sua primeira viagem para Machu Picchu

By | Maio 21, 2015

machu picchu dicas

Eu sempre quis muito fazer uma viagem para Machu Picchu, é um dos destinos que está na minha lista de lugares que desejo visitar.

Mas, quem acompanha o blog sabe que minhas viagens dependem de um fator muito importante: Promoção de passagens aéreas. Sempre escolho o próximo destino baseada nas promoções de passagens aéreas que estão rolando. Como ainda não encontrei preços bons de passagens aéreas para Cusco para a época em que eu pudesse viajar, acabei deixando a viagem para depois, enquanto aproveito para conhecer outros destinos da minha lista que tenham boas promoções de passagens aéreas!

A dica é: deixe a viagem para depois, mas nunca deixe de pesquisar sobre o destino. Continue acumulando informações sobre o destino, para quando chegar o dia da viagem, você saiba todas as dicas e possa tirar o melhor proveito da sua viagem.

Foi numa das minhas pesquisas sobre o destino Machu Picchu, que me deparei com a Intiways Travel, pacotes de viagem para o PeruEles têm um site muito lindo sobre o Peru, com fotos maravilhosas que fazem a gente querer pegar o primeiro voo pra lá! Os passeios deles são tão lindos que me deu vontade de voltar no tempo pra poder ter escolhido passar minha lua de mel no Peru. Eu nunca tinha pensado no Peru como um destino para Lua de Mel, mas através do site deles, você vê o Peru com outros olhos, e como na lua de mel a gente acaba deixando um pouco de pensar na economia e procura mais mordomias pra curtir a dois, achei que o Peru, do jeito que eles mostram, acaba se tornando um destino perfeito para lua de mel. (Aproveite para ler nosso artigo sobre 8 destinos incríveis para lua de mel).

De qualquer forma, como a maioria dos brasileiros pensa em Machu Picchu quando se fala em Peru, e como Machu Picchu é um destino que eu, particularmente, quero muito conhecer, pedi à Intiways Travel uma lista com dicas para uma primeira viagem para Machu Picchu, e eles me mandaram este artigo cheio de dicas legais pra eu postar aqui no blog. Eu adorei e espero que seja útil para os leitores que estejam planejando sua viagem pra lá!

 

Dicas para a sua primeira viagem para Machu Picchu

dicas machu picchu

Sempre rola muita ansiedade antes de uma viagem, principalmente se é para um destino como Machu Picchu.  Por isso, resolvemos fazer uma lista das dicas mais importantes para que você possa aproveitar a sua viagem ao máximo. Esperamos conseguir resolver a maioria das suas dúvidas.

 

  1. Esteja preparado para o clima

O clima em Machu Picchu é um pouco imprevisível.  A cidadela está localizada em uma zona de transição entre os Andes e a Floresta Amazônica, por isso não faz tanto frio como em Cusco. Além disso, chove muito mais em Machu Picchu do que em outras partes do Peru,  o que se explica pelo fato de o local possuir um clima mais semelhante ao equatorial. Por isso, nunca se esqueça de levar na mochila um protetor solar, um agasalho e uma capa de chuva.

 

  1. Beba chá de coca antes de visitar a cidadela

Tanto Machu Picchu, quanto Cusco estão localizadas em uma zona de alta altitude, a primeira está a 2400 metros acima do nível do mar e a segunda a 3400 metros. O efeito da altitude varia de pessoa para pessoa. Algumas não sentem nada, já outras passam muito mal, têm dor de cabeça e chegam até a vomitar. Para se adaptar melhor a mudança de altitude, aconselhamos beber chá de coca. Os moradores da região costumam mastigar folha de coca, mas ela parecer um pouco amarga para os que não estão acostumados.

 

  1. Cuidado com as bebidas alcoólicas

Claro que em Machu Picchu não existem bares. No entanto, em Cusco e em Aguas Calientes existem muitos barzinhos bacanas. O problema é que os efeitos das bebidas alcoólicas são muito mais fortes por causa da altitude. Se você quiser estar em perfeitas condições físicas no dia seguinte para subir o Wayna Picchu (o famoso pico de Machu Picchu), resista à tentação e não abuse das bebidas.

 

  1. Onde pegar o trem

A única forma de chegar ao sitio arqueológico é por trem. Você pode pegar um trem que vai de Cusco a Aguas Calientes, ou também pode embarcar nas estações de Ollantaytambo ou Urubamba. Para os mochileiros que estão com o orçamento apertado, a última opção é a melhor. Sai muito mais barato pegar um táxi, principalmente se for coletivo e embarcar em uma dessas estações. Lembre-se sempre que no Peru não existem taxímetros e que você deve combinar o preço da corrida antes.

dicas de viagem machu picchu

 

  1. Leve lanchinhos na mochila

Para conhecer bem o local, você vai ter que caminhar muito e provavelmente ficará com fome. Existe apenas uma lanchonete em Machu Picchu e ela é bem carinha. Além disso, ela fica na entrada e se você quiser comprar algo vai ter que caminhar bastante até chegar ao estabelecimento.

 

  1. Beba muita água

Além do lanchinho, é bom levar bastante água na mochila. Como você vai caminhar muito, precisará se hidratar. Você pode comprar água na entrada de Machu Picchu, mas é muito mais caro.

 

  1. Leve dinheiro vivo

Não confie apenas no cartão de crédito, porque talvez você precise de moedas para pagar a entrada para o banheiro ou alguma outra coisa. Também é bom levar trocadinhos em vez de notas, por muitas vezes os vendedores não têm troco.

 

  1. Acorde cedo

Se você quiser subir o Wayna Picchu, precisa acordar bem cedo, porque apenas as 400 primeiras pessoas recebem uma senha para poder subir o pico. Além disso, você vai precisar de tempo para conhecer toda a cidadela.

 

  1. Use repelente

A região possui uma grande diversidade de fauna, o que inclui muitos tipos insetos. Por isso, não se esqueça do repelente e de usar sapatos fechados e que sejam confortáveis para as caminhadas.

 

  1. Leve o seu passaporte

Existe um acordo entre o Brasil e o Peru que permite a entrada de brasileiros portando apenas o RG. Mesmo assim, recomendamos trazer o passaporte, pois os peruanos muitas vezes não conhecem o nosso documento de identidade.

 

  1. Preste atenção ao caminhar

Tome cuidado quando estiver caminhando, pois o terreno em Machu Picchu possui muitos desníveis, com muitas pedras, além de ser muito escorregadio. É comum as pessoas caírem, muitas vezes chegando a se machucar bastante. Por isso, fique sempre atento ao caminhar.

 

Para completar o artigo, resolvi deixar para vocês o link para o artigo com um roteiro de 4 dias em Machu Picchu, do blog Se Lança. Achei as dicas deste artigo muito úteis também! E ele está salvo nos meus favoritos pra quando eu finalmente puder realizar esta viagem!

Espero que estas informações ajudem vocês a planejarem sua viagem para Machu Picchu e voltar com ótimas histórias pra contar, podemos até postá-las aqui no blog!

E prometo colocar meu roteiro aqui, com todos os detalhes, quando eu for pra lá também!

Ao fazer uma viagem internacional, é imprescindível ter um seguro viagem!

viajarbarato

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *