MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ DEVERIA FUGIR DOS PACOTES DE VIAGEM

By | Abril 10, 2015

me encontrando em paris

Importante: Ao final do artigo você vai entender a foto de capa do post.

 

DEIXE DE SER TURISTA PARA SER UM VIAJANTE DO MUNDO

Ao comprar pacotes de viagem prontos, você está perdendo metade da diversão que é o planejamento. Nós, viajantes independentes (que planejam suas viagens por conta própria), acreditamos que a viagem já começou quando você a está planejando. Deixar que uma agência de turismo faça isso por você é desperdiçar muita informação sobre sua própria viagem, e quando você chegar ao seu destino, vai viver tudo como apenas um turista.

 

Tenha mais liberdade de escolha

Planejando suas própria viagens, você tem a liberdade de pesquisar dezenas de hotéis e escolher o seu preferido, por exemplo. Você faz a reserva, você paga, e você tem a certeza de que vai se hospedar no hotel que escolheu.

Você já deve ter reparado, na descrição dos pacotes de viagem, que te dão uma opção de hotel com fotos maravilhosas, e um asterisco no rodapé que diz “ou outro hotel da mesma categoria”. Ou seja, você nunca sabe ao certo pra onde você vai. Você vai sendo levado pelo planejamento de um terceiro. Isso não é legal.

 

Economize!

Óbvio que se não vai ter alguém planejando sua viagem por você, isso vai te gerar uma economia. Mas você não tem noção da diferença que isso dá no valor final. Já cheguei a comentar aqui no blog que eu economizo mais de 50% numa viagem independente, e no artigo sobre como viajar barato, eu provo isso.

Esse pode ser o grande fator que tem te afastado das viagens dos seus sonhos. Digo isso porque foi o que aconteceu comigo.

Passei anos sonhando com uma viagem pela Europa e, ao fazer orçamentos de pacotes de viagem (foram vários!), eu desanimava e deixava pra depois. Até que um dia resolvi sentar na frente do computador e simular compras de passagens aéreas e reservas de hotel. Foi incrível a diferença dos valores finais. Esta minha viagem custou metade do valor do pacote de viagem, inclusive com todos os passeios, transportes e dinheiro para me sustentar por lá (coisas que não fazem parte dos pacotes de viagem), além da hospedagem e passagens aéreas.

 

Conclusão: Nada contra os pacotes de viagem

Não tenho nada contra os pacotes de viagem, apenas acredito que planejar uma viagem por conta própria traz ganhos muito maiores.

Concordo que receber tudo pronto e apenas ir, é mais fácil. Mas é aí que está o x da questão. Você quer viajar para “apenas ir” ou “dizer que foi”, postar uma fotos e voltar pra casa? É a mesma coisa de ter um filho e deixá-lo o tempo todo com a babá. Você não está vivendo aquela experiência em sua totalidade, então por que decidiu iniciá-la? Viver uma experiência, é sentir o todo dela, viver as coisas boas e também os “perrengues”.

É se perdendo nas viagens que você se encontra. É errando que você vai aprender.

Não tenha medo de planejar suas próprias viagens. Você é passível de erros, mas as agências também são. A única diferença é que se as agências de viagem errarem, você vai ter com quem reclamar.

Viajar por conta própria é muito mais do que voltar com umas fotos da torre eiffel, é ter vivido experiências pra ter histórias pra contar!

Comments Closed