Passeios em Buenos Aires: O roteiro básico

By | Abril 16, 2015

passeios clássicos em buenos aires

Para quem planeja visitar a capital da Argentina pela primeira vez, estes são os passeios básicos para fazer em Buenos Aires.

Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, Buenos Aires é, muitas vezes, a primeira viagem de quem vai sair do Brasil pela primeira vez. A proximidade geográfica, a riqueza gastronômica, os deliciosos vinhos, os aconchegantes cafés, a beleza da arquitetura e o ar romântico europeu são apenas alguns dos motivos que levam tantos brasileiros à capital argentina.

A boa quantidade de voos e a frequência com que as companhias aéreas oferecem promoções incríveis são um dos incentivos a mais para que a cidade entre na lista de desejos de muitos viajantes brasileiros. Por isso, fique de olho nas constates ofertas das empresas aéreas, tem promoção para todo período do ano.

Como grande centro urbano que é, Buenos Aires sofre das mazelas de uma cidade grande, mas também oferece tudo que se espera de uma metrópole.

 

Passeios que encantam em Buenos Aires

Bem arborizada, Buenos Aires é uma delícia para passear a pé e descobrir cada cantinho. Você pode até optar pelo City tour gratuito que percorre pontos de interesse cultural e histórico. Os guias são argentinos, mas o tour é todo em inglês.

Mas se caminhar não é a sua praia, o metrô é uma boa alternativa para percorrer médias e longas distâncias, apesar de ser um sistema de transporte bem antigo, como muitas coisas na cidade.

Andar de táxi em Buenos Aires também é barato e fácil, entretanto, é importante evitar dar pontos de referência evasivos e notas de valor alto. Os taxistas são bem malandrinhos e golpes em táxis são comuns na cidade.

Os passeios em Buenos Aires e os pontos turísticos da cidade são muitos, embora não seja preciso muitos dias de estadia para visitá-los. A seguir segue um roteiro básico dos mais famosos pontos turísticos da cidade, e a maioria deles gratuito!

 

Principais passeios em Buenos Aires

principais passeios em buenos aires

  1. Casa Rosada – A sede da presidência da Argentina é um dos símbolos do país e uma foto na frente da sua fachada é bem clássica para os turistas. É possível também fazer uma visita guiada (gratuita) ao interior do edifício em determinados dias da semana.
  2. Plaza de Mayo – O coração político de Buenos Aires é palco frequente de manifestações populares. Cheia de árvores e com vários bancos, essa praça costuma ser um local de descanso para as pessoas que trabalham ou vivem na região.
  3. O Obelisco – Monumento histórico de Buenos Aires criado para comemorar os 400 anos de fundação da cidade. Conhecido mundialmente, ele está localizado no cruzamentos entre as avenidas Corrientes e 9 de Julho, ambas muito movimentadas. A Av. 9 de Julho já foi, inclusive, considerada a avenida mais larga do mundo.
  4. Caminito – Uma rua-museu a céu aberto extremamente turística, que abriga restaurantes, lojas de lembranças e ateliês. O nome se deve a um tango, cujas letras estão gravadas em algumas paredes do lugar.
  5. Teatro Colón – É considerado um dos melhores teatros de ópera do mundo, motivo de orgulho dos portenhos. Impressiona pela riqueza de detalhes em seu interior e pela acústica apurada.
  6. Museu de Arte Latinoamericana (MALBA) – Reúne obras de artistas de diversos países e possui algumas obras interativas, deixando o passeio mais leve. O local abre suas portas para exibir quadros de artistas como Tarsila do Amaral e Frida Kahlo.
  7. Museu Nacional de Belas Artes – O foco é contar a história da Argentina e alguns dos períodos mais importantes de sua história através de obras de artistas locais.
  8. Puerto Madero – a revitalizada área portuária conta com excelente restaurantes. É um ótimo passeio em Buenos Aires para conhecer esse lado moderno da cidade.
  9. La Bombonera – o estádio do Boca Juniors é uma parada obrigatória para os fãs de futebol.
  10. Cemitério da Recoleta – pode até soar estranho, mas é neste cemitério que estão enterradas algumas celebridades argentinas, entre elas o General Alvear e Evita Perón.
  11. Floralis Generica – o monumento metálico é uma enorme flor de metal, cujas pétalas se abrem durante o dia e se fecham durante a noite.
  12. Feira de San Telmo – o passeio para domingo de manh~a. Quase 300 barracas disputam a atenção dos turistas com antiguidades.
  13. Palermo – Famoso destino turístico, é o maior e mais badalado bairro para passear em Buenos Aires, assim como um dos melhores para encontrar alojamento na cidade.
  14. Zoológico de Luján – Já imaginou interagir com tigres, entrar numa jaula com um leão, alimentar um elefante? Por incrível que pareça tudo isso é possível a pouco mais de uma hora e meia de Buenos Aires.

 

Fora da lista, por ser ‘obrigatório’ o Tango é declarado Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO, e claro, você não vai passar por Buenos Aires sem assistir a um show. Diversas casas oferecem variados tipos de apresentação de tango, mas se você não quiser desembolsar uma grana, circule pelo Caminito. Por ali sempre há casais ou grupos fazendo pequenas demonstrações do compasso.

 

A gastronomia, parte integrante do seu roteiro

passeios em buenos aires empanadas

Come-se muito bem por Buenos Aires, sempre com boas refeições servidas com um bom vinho da região. Afinal, ninguém vive só de passeios em Buenos Aires, não é mesmo? Então aproveite as delícias gastronômicas…

Os cortes de carne acompanhados de papas fritas podem ser saborosamente apreciados em restaurantes como La Brigada e Don Julio. Mas atenção, o ponto tradicional da carne no país é mal passado, e se você não gosta assim, é melhor não esquecer de dizer como gostaria que ela fosse preparada!

Também não deixe de experimentar o doce de leite, as empanadas e os tradicionais alfajores. E quando se deparar com uma loja da Freddo, não resista! A rede de sorvetes é famosa e irresistível!

Considerado o mais antigo da cidade, o Café Tortoni já foi ponto de encontro de políticos e artistas, e merece ser visitado! Todo mobiliáio é original, com vitrines, lustres e espelhos.

Dica ecônomica: entrar só para conhecer não paga nada. Mas caso queira se sentar para apreciar melhor o ambiente, pedir um churros e um cafezinho não sai por mais de R$5,00.

 

Essas foram nossas dicas de passeios em Buenos Aires. Alguém tem outras dicas pra acrescentar? Deixe um comentário aqui em baixo!

Já que estamos no clima de América do Sul, aproveite para ver nosso roteiro pelo Chile.

Lembre-se de fazer um seguro viagem ao viajar para fora do Brasil, afinal, planejamos tudo com tanto cuidado que não queremos ter gastos extras inesperados com os serviços de saúde fora do Brasil, que costumam ser caríssimos, não é mesmo? Temos um artigo ensinando, passo-a-passo, como adquirir seu seguro viagem internacional com desconto pela internet!

O site Melhores Destinos sempre divulga ótimas promoções de passagens aéreas para Buenos Aires, acompanhe!

Comments Closed