PRAIA DO FORTE – DICAS DE VIAGEM

By | novembro 6, 2015

o que fazer praia do forte

Praia do Forte fica no município de Mata de São João, há aproximadamente 80 km ao norte de Salvador.

Seus 12km de praias contam com um mar calmo e de águas cristalinas que formam piscinas naturais em alguns pontos, devido à presença de recifes. Praticamente toda a costa tem muitos coqueiros que garantem sombra e a cara de paraíso do local.

Quando eu estava planejando minha viagem para a Praia do Forte, achei que não teria muito o que fazer por lá, por ser uma vila pequena e muito sossegada. Mas quando a gente sai de férias, o que mais queremos é sossego, não é mesmo? Então, se quiser passar 4 dias por lá, vá tranquilo, e nunca faça apenas um bate-volta de Salvador, Praia do Forte merece mais que isso, e há muito o que fazer por lá!

Eu tinha 6 dias de férias e, por achar que não tinha muito o que fazer na Praia do Forte, acabei dividindo os dias de maneira errada: deixei 2 dias para a Praia do Forte e 4 para Salvador. Nunca faça isso! Deixe a maioria dos dias para Praia do Forte e faça um city tour em Salvador, de apenas 1 dia! Gostamos tanto mais da Praia do Forte do que de Salvador, que acabamos voltando para passar mais um dia na Praia do Forte, mesmo estando hospedados em Salvador.

Já deu pra perceber que amamos a Praia do Forte, né? Então aí vão as dicas de viagem da Praia do Forte

 

COMO CHEGAR À PRAIA DO FORTE

Quem vem de São Paulo, como eu, ou de outras partes do Brasil, deve pegar um voo para Salvador.

praia forte piscina

Do Aeroporto até a Praia do Forte são aproximadamente 60 km de estrada boa e duplicada, portanto você pode chegar lá de táxi, ônibus, transfer ou carro alugado.

Cada pessoa se identifica com um modo de se locomover, levando em conta preço, praticidade, rapidez, horários, etc. No meu caso, devido ao horário que chegamos no aeroporto de Salvador (chegamos as 4 da manhã), achei mais viável ir de transfer, pois combinei tudo (horário de chegada, valor e pagamento) antes da viagem, o que nos deixou mais tranquilos por ter alguém esperando. Imagina chegar lá de madrugada e ter que correr atrás de carro ou táxi?

Recomendo fortemente a empresa que nos levou do aeroporto à Praia do Forte. Reservamos um transfer com a EMYTOUR que foi pontual e cumpriu todo o combinado.

Ao desembarcarmos, o motorista já estava nos esperando e partimos para Praia do Forte em van climatizada e nova, numa viagem segura, onde o motorista (muito atencioso) Rafael foi nos contando curiosidades sobre o local.

 

O QUE FAZER NA PRAIA DO FORTE

PRAIAS

A praia de lá é diferenciada. Como eu já disse, devido à grande presença dos recifes de corais, as ondas quebram lá atrás e o mar fica calminho perto da praia e forma as piscinas naturais de águas cristalinas, onde é possível visualizar os peixinhos nadando junto com você! É o ambiente perfeito para levar crianças! Você pode inclusive alugar um snorkel para melhor visualização dos peixes (ou levar óculos de piscina mesmo de casa).

piscinas naturais

Há muitas pessoas nas ruas oferecendo passeios com mergulho nas piscinas naturais, por cerca de 60 reais por pessoa. Honestamente, eu acho caro, e você pode muito bem ir por conta própria! As piscinas naturais maiores ficam na Praia do Lord, mas andando pela praia, você pode avistar outras piscinas menores e aproveitá-las tão bem quanto as outras.

Além disso, há passeios de lancha, aulas de surf e stand up paddle.

Mas não há só atividades de praia por lá, uma das atrações principais da Praia do Forte é a visita ao Projeto Tamar.

 

PROJETO TAMAR

O Projeto Tamar visa proteger e estudar as tartarugas marinhas que colocam seus ovos ali na areia da praia. Visitando o projeto, você entenderá um pouco mais sobre as tartarugas marinhas e as espécies que chegam à costa brasileira, além de poder ver cada uma dessas espécies e em todas as idades, desde filhotes até adultas. Há horários específicos para assistí-las sendo alimentadas também.

projeto tamar visita

Além das tartarugas, você pode ver tubarões, raias e outros animais marinhos. Para saber mais sobre horários e para mais informações sobre o projeto, visite o site do Projeto Tamar.

A visita custa 20 reais por pessoa e há desconto para estudantes, idosos, professores e funcionários do Bradesco!

tartarugas praia do forte

A visita termina numa lojinha de lembranças, e você pode levar tartarugas de todo tipo pra casa ou de presente para a família e amigos. Tem tartaruga de pelúcia, peso de porta, camisetas, lápis, mochilas, chaveiros, etc. Tudo lindo!

 

PASSEIOS

A agência de turismo Emytour (a mesma do transfer), ainda oferece passeios como:

*Clique sobre o nome do passeio para ser direcionado à página da agência com mais informações.

Nós fizemos o passeio de mini-buggy, e foi incrível!

passeio de buggy

Achei bem diferente dos outros passeios de buggy que já fiz no Nordeste, pois é você quem vai dirigindo e cabem apenas duas pessoas.

O Danilo, que foi nosso guia neste passeio, é muito simpático e nos explicou toda história de maneira clara e objetiva. O passeio começa na vila da praia do Forte e segue até as ruínas do Castelo Garcia d’Ávilla, continuando até a reserva Sapiranga, onde há uma barraca de petiscos para saborear um bolinho de peixe dos bons, cocada e uma água de côco.

turismo praia do forte

Ainda na reserva, você pode fazer passeio de kaiak e tirolesa, que são cobrados à parte.

O passeio de mini-buggy custa 270 reais, para 2 pessoas, mas pode haver variações nos valores de alta ou baixa temporada.

 

VILA DA PRAIA DO FORTE

A vila é muito charmosa. É o centro da Praia do Forte, com uma rua principal, onde estão lojas, restaurantes, pousadas, bancos e também onde está a agência de turismo Emytour (que foi a única que vi por lá – vale à pena entrar e conferir os passeios oferecidos por eles, o Fábio que está sempre lá, é muito gente boa!). Esta rua principal termina na igreja São Francisco, e logo atrás da igreja é onde fica o Projeto Tamar.

praia do forte centro

Dá pra andar pelo centrinho da vila a pé tranquilamente, pois é bem pequeno. Outra opção, pra quem não quiser andar à pé, são as bici-táxis, bicicletas de 4 lugares que te levam de um lado ao outro do centro ou até para as praias. Eu fiz tudo à pé, e vale à pena, pois você consegue prestar mais atenção às lojinhas, entrar e ver tudo com calma.

 

ONDE COMER NA PRAIA DO FORTE

Há várias opções, desde comida típica baiana até comida italiana e japonesa.

Se você quiser comer uma boa moqueca de camarão, indico o Bar do Souza, mas vá à noite, quando rola uma música ao vivo das boas!

Outra opção tradicional, que inclusive foi indicação do Fábio da Emytour, é a Casa da Nati, que serve moqueca bem tradicional (com bastante coentro – aviso pois paulistas não estão acostumados com este tempero), mas também há opção de self-service por quilo no almoço. A garçonete que nos atendeu lá foi muito simpática também!

sete pizzas

Você precisa comer uma pizza na pizzaria 7 pizzas. Quanta pizza numa frase só!? Mas sério, as pizzas são tão incríveis que é até difícil escolher dois sabores do cardápio pra fazer uma meio-a-meio. Todas as pizzas têm ingredientes top, e eu certamente vou comer lá de novo na minha próxima viagem à Praia do Forte!

 

ONDE FICAR NA PRAIA DO FORTE

ONDE ME HOSPEDEI

Fui para a Praia do Forte com marido e meus pais, como estávamos em 4 pessoas, achei um bom custo-benefício ficarmos num chalé para 4 pessoas, então reservei o chalé Terra na Shanti House.

Shanti House é uma casa que fica dentro de um condomínio fechado chamado Aldeia dos Pescadores, e oferece chalés para 2 ou 4 pessoas, e uma casa para 6 pessoas com piscina privativa.

O local é simples, porém muito limpo e organizado. A localização é ótima! Fica há apenas 3 minutos à pé da praia e 5 minutos do centro da vila, também é pertinho do Projeto Tamar. A funcionária é um amor de pessoa, sempre muito atenciosa e solícita, e a proprietária, Sônia, também é muito gentil e quebrou vários galhos nossos.

hospedagem praia do forte

Imagem: booking.com

Chegamos na pousada antes das 6h da manhã, e o check-in seria somente às 13h, mas como não havia hóspedes no nosso chalé e eu havia avisado sobre nossa chegada com antecedência, a Sônia nos deixou antecipar o check-in. Gostaríamos de nos desculpar por termos interrompido sua meditação, Sônia!

Ela ainda nos permitiu deixarmos as malas na recepção após o check-out, para aproveitarmos um pouco mais a Praia do Forte.

Recomendo fortemente a Shanti House como hospedagem, inclusive minha família e eu estamos programando outra viagem para ficarmos na casa maior com piscina na próxima vez!

 

OUTRAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

Praia do Forte é mais conhecida pelos grandes resorts que lá estão, como o Tivoli e o Iberostar, mas como meu negócio é viajar barato, passei bem longe desses hotéis, porém deixo como opção para os leitores que não abrem mão de mordomia nas suas viagens, vale à pena conferir! (Clique sobre o nome do resort abaixo para ser direcionado ao site para simulação de reserva).

onde ficar praia do forte

Imagem: booking.com

Deu pra perceber que as pessoas, no geral, são muito simpáticas e atenciosas na Praia do Forte, né? E eu faço questão de mencionar isso, pois é um valor raro, principalmente nas grandes cidades!

Esse conjunto de paraíso com natureza preservada e pessoas bondosas foi o que fez nos encantarmos por este lugar, e se você tiver a oportunidade de conhecer, não pense duas vezes! Praia do Forte é uma viagem que vale à pena!

 

Veja um vídeo curto do que é a Praia do Forte:

E você? Já fez uma viagem para Praia do Forte? Conte o que achou nos comentários abaixo…

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *